quarta-feira, 16 de junho de 2010


“A MASSA”

“ Um pouco de fermento leveda toda a massa”...”Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem” (Gl. 5:9; Mt. 15:9)
            No último dia 13 viajamos até Resende, uma cidade há 60 quilômetros de onde moramos, para a Vicke fazer a prova da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Pra variar eu estava mais nervosa que ela. Tudo deu certo, achamos o local das provas, chegamos bem antes do horário, deixamos a Vicke na porta da Universidade e fomos procurar um templo religioso pra assistir um culto. Decidimos assistir a EBD (Escola Bíblica dominical) em uma Igreja Batista. A última vez que fui nessa igreja foi há 18 anos, fui com um grupo musical do qual eu fazia parte (Camerata – IBLSP), naquela ocasião encontrei uma igreja ativa, cheia, motivada. Agora me deparei com uma igreja cheia de bancos vazios, desmotivada, no final do culto um membro da igreja veio justificar que a igreja sofreu muitos problemas e ela era mais freqüentada. Esse episódio me  causou uma tristeza porque notei que para as pessoas o que importa é a quantidade, se o local é “lotado” é sinônimo de sucesso. Mas, mais uma vez eu me lembro que a porta é estreita e o caminho é difícil. Um templo cheio de pessoas motivadas e animadas não significa um “corpo bem ajustado”, pode sim significar uma massa levedada. E, é isso que eu tenho observado muito, pessoas levadas por toda Sorte de “ventos de doutrinas”. Que tipo de doutrina foi semeada naquela igreja há dezoito anos atrás que não manteve o “corpo” unido como um só corpo? Certamente se “cegos guiaram outros cegos, ambos caíram no barranco”, um corpo “bem ajustado, e ligado pelo auxilio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para a edificação de si mesmo em amor” (Ef. 4:16), mas isso só é possível se nos revestirmos do novo homem criado em verdadeira justiça e santidade e nos despojarmos do nosso velho homem. Por isso o importante não é quantidade de pessoas “ajuntadas” no local de adoração ao D’us Eterno, o importante é a quantidade, mesmo que ínfima, de pessoas com um coração modificado pelo poder Salvador do Nosso Senhor Jesus Cristo, o cabeça da Igreja. honremos pois a D’us com os lábios e com o coração!
Você já olhou pra o “corpo” hoje?

Rosana Márcia. 

Um comentário:

  1. Algumas igrejas hoje têm até uma pessoa com a função de fazer o “marketing”.
    Alguns lideres acabam fazendo de tudo para “agradar” os ouvintes e se passam por ridículos e às vezes até parecem “animadores de auditório”.
    È claro que muitas pessoas, necessitam disso para manter-se na “comunidade”. Outros, eu, por exemplo, não suporto esse tipo de motivação. Na realidade sinto saudades da época em que havia nos cultos, contrição, reflexão … Eu já dirigi muitas vezes os cânticos e hinos mas nunca gostei de dar pequenos “sermões” antes de cantar, pois; primeiro não gosto muito de falar (não é bem a minha praia), segundo que a motivação para o louvor deve surgir de forma natural do intimo de cada um, resultado da comunhão com D’us. O que D’us deseja é que “O adoremos em espírito e verdade”, com consciência. Enfim o que realmente parece valer nos dias de hoje é uma “massa” dominada pela motivação e inconsciente coletivo, que acaba gerando um êxtase em seus participantes. Ou seja, onde está o conteúdo? Talvez realmente necessitemos voltar às origens de “Igreja primitiva”, onde todos tinham não só a comunhão verdadeira; com D’us e também uns com os outros, partilhando todas as coisas. Fazendo tudo com decência e ordem. Eram poucos, mas, fizeram a diferença e o evangelho chegou até nós.
    Será que esse “evangelho” que vemos pregado hoje, tem realmente selado os que se dizem “cristãos?

    ResponderExcluir