sábado, 22 de janeiro de 2011

AMIGO 24 HORAS?

“Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum...Agora porem há muitos membros, mas um só corpo. E o olho não pode dizer a mão; não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: não tenho necessidade de vós. “ (I Co. 12:20:21; At. 2:44)

            “Ninguém é amigo por 24 horas”, foi a frase que eu ouvi essa semana de uma amiga da minha filha, durante o lanche da tarde em minha casa. Isso me fez a pensar sobre muitas coisas, entre elas, sobre o conceito que temos de amigo e de família. Foi um choque ouvir isso de uma jovem de 17 anos, filha de Pastor, integrada na “igreja”. Quando tudo deveria ser diferente. A Bíblia diz que em Jesus somos todos irmãos. Se isso é real, e deveria ser, então, não só teríamos amigos 24 horas, como seríamos família em todo o tempo; até daqueles de quem não possuímos laços de sangue. Bom, eu quero perguntar: que cristianismo é esse que temos vivido, onde cada um vive sua própria vida? Onde eu deixo de ser amigo “24 horas”, e sou amigo só quando me convém, ou quando o outro não está me aborrecendo?  O contexto onde a jovem, amiga da Vicky, mencionou a frase, era sobre a convivência no colégio interno evangélico. Evidente que, lá existe pessoas cristãs e não cristãs; mas o que surpreende, é que nós mesmos, os chamados “cristãos”, encaram essa relação de “não família”, de “não amigo em todo o tempo”, com naturalidade. Desenvolvemos um cristianismo individualista, onde, há momentos que eu não quero me preocupar com as necessidades daqueles que chamamos de “irmãos”. O fato é que, perdemos a essência do verdadeiro cristianismo, aquele da igreja primitiva, onde todos eram um, dividiam tudo, tinham tudo em comum. Aquele cristianismo onde o amigo é um verdadeiro irmão, que nos socorre nas horas difíceis e a quem socorremos quando ele precisa. Que tipo de amigo temos sido? Somos amigos 24 horas verdadeiramente irmãos? Ou somos amigos das horas vagas? E irmão pra mim, só o que tem o mesmo sangue? Jesus nos resgatou, e nos tornamos filhos de D’us. Então, por quê continuamos vivendo insensíveis ao corpo de Cristo? A Bíblia diz que se somos guiados pelo Espírito de D’us, então somos filhos de D’us (Rm. 8:14). Se, somos filhos de D’us, então temos o mesmo Pai, que é o Pai do nosso Senhor Jesus o Cristo – nosso irmão mais velho. E se temos um mesmo pai, então somos uma só família. Vivamos então uma vida que agrade a D’us. Vivamos como amigos 24 horas e verdadeiramente irmãos!

Rosana Márcia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário