sábado, 23 de abril de 2016

MUDANÇA DE ESTADO

O que caracteriza e define um estado físico da matéria são as forças atuantes em seu interior; coesão, a qual tende a aproximar as partículas, e repulsão, a qual tende a afastá-las. Quando a força de coesão supera a de repulsão, a substância se apresentará na fase de agregação chamada de sólido, quando as forças apresentarem a mesma intensidade, teremos um líquido, quando a de repulsão superar a de coesão, teremos então um gás. Cada um desses estados físicos distingue-se dos outros, entre outros fatores, por sua forma e volume. O estado sólido apresenta forma e volume constante, o líquido forma variável e volume constante, e o gasoso, forma e volume variáveis.
Por que estou falando de física? Eu explico, hoje ao acordar comecei a pensar de como o verdadeiro evangelho muda o estado do ser humano. Quando se nasce e cresce em um meio evangélico onde o que mais conta, são a defesa da doutrina, você chega a minha idade uma pessoa cética quase agnóstica - Agnóstico é aquele que considera os fenômenos sobrenaturais inacessíveis à compreensão humana. A palavra deriva do termo grego “agnostos” que significa “desconhecido", "não cognoscível”.
Na segunda-feira (18) recebi o laudo da biopsia que fiz, mesmo sabendo que inúmeros irmãos oravam por mim e eu mesma num clamor desacreditado e imerecido pedia um bom resultado. E o bom resultado veio – células com atipias já não possuíam mais atipias – negativo pra câncer. Ainda assim eu tinha outro problema pra resolver e dei sequencia no risco cirúrgico para a histerectomia total – retirada do útero, ovários e trompas – ainda tinha um ovário com malignidade. Fiz todos os exames de risco na terça-feira (19), e na quarta-feira (20) fui para a consulta com o oncologista para marcarmos a cirurgia, e quando estava diante dele ouvi a “boa” notícia que o tumor do ovário se mostrava com baixa malignidade, uma situação de grande gravidade revelava-se alí algo mais simples. Mesmo assim ele marcou a cirurgia. Uma mudança de estado, células que se alteram, tumores que revelam-se menos agressivos. Confesso que diante de toda a bagagem religiosa que carreguei por toda a vida, procurei explicações na ciência. Mas o Espirito Santo de D’us esbofeteou minha face e pude ouvir o Senhor Jesus falando a Pedro – “homem de pouca fé”. Como deixar de crer no D’us Eterno criador do universo, da física que muda o estado da matéria. Como poderia ser difícil para o Eterno que me criou e ... “Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.”(Salmos 139:14-16). Como poderia ser difícil para o D’us Eterno mudar a condição de células que ele mesmo criou?
A minha luta ainda não acabou, mas posso ter certeza hoje que poderei contar com um D’us que intervém, basta crer. Só a ação do verdadeiro evangelho pode mudar o estado de uma pessoa como eu – descrente da operação de milagres – para uma pessoa que crê no sobrenatural que advém do poder de D’us, no poder da oração, na irmandade cristã, no amor de D’us por mim  pecadora. A conversão é progressiva, o estado sólido do meu coração hoje revela um estado mais pronto pra crer que nada é impossível para D’us.
Hoje entendo que maior que a cura física é a cura que D’us está operando na minha mente. Esse corpo um dia vai passar.
Qual é a força atuante no seu interior, que irá definir o seu estado?

D’us nos abençoe.


Rosana Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário