sábado, 23 de abril de 2011

“PÁSCOA”

“...Mas o anjo disse as mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Não está aqui, porque ressurgiu...ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos...”(Mt. 5-7).
            Qual o verdadeiro significado de Páscoa? Quando eu era criança, meu pai comprava ovos de páscoa e escondia pela casa, e eu e meus irmãos saíamos à procura dos deliciosos chocolates. Esse costume repetiu-se ao longo do tempo e hoje confunde muitas pessoas quanto ao verdadeiro sentido da Páscoa.
            Páscoa não tem nada a ver com ovos nem coelhos. Sua origem remonta os tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. A Bíblia relata o acontecimento no capítulo 12 do livro do Êxodo. Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga porém, foi fatal : a matança dos primogênitos - o filho mais velho seria morto. Segundo as instruções Divinas, cada família hebréia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de D’us, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro, deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas, preparando o povo para a saída do Egito. Segundo a narrativa Bíblica, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Então Faraó, permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos. Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, palavra hebraica que significa "passagem" "passar por cima". Esta festa, deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro, apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Esse é o verdadeiro significado da Páscoa, para nós cristãos, o sangue de Jesus, o Cordeiro de D’us, derramado na cruz do Calvário cobriu nossos pecados e nos livrou da morte eterna, que era nosso merecimento. Que nessa Páscoa, possamos definitivamente honrar o sacrifício de Jesus não permitindo que nossa natureza humana ressurja e nos leve para uma vida de escravidão pelo pecado, mas que busquemos uma vida de santidade e abandono dos nossos delitos e pecados e que a ressurreição do nosso Senhor Jesus o Cristo nos encha de alegria, porque nosso Senhor era morto, mas hoje ele vive e Reina para todo o sempre! Aleluia!


Cristo Já ressuscitou; Aleluia!
Sobre a morte triunfou; Aleluia!
Tudo consumado está; Aleluia!
Salvação de graça dá; Aleluia!
Uma vez na cruz sofreu; Aleluia!
Uma vez por nós morreu; Aleluia!
Mas agora vivo está; Aleluia!
E pra sempre reinará; Aleluia!


Rosana Márcia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário