segunda-feira, 9 de novembro de 2009



O QUE SIGNIFICA SER SACERDOTE FAZENDO AS COISAS COMO JESUS FAZ

 PARTE 2


fazendo as coisas como Jesus faz

Mzuzu, África, 1996

Resolvendo problemas

“Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano. Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu. Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isto lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali Eu estou no meio deles” (Mateus 18:15-20).
A maioria das pessoas, quando ouvem o versículo 20, pensa que isso quer dizer que quando a Igreja está junta e estamos alegremente adorando, significa que Jesus está lá. Cantamos louvores a Jesus, nos sentimos bem, sentimos a Sua presença. Mesmo que seja verdade, o versículo 20 não é sobre isso. Esse versículo fala sobre pessoas que estão juntas e Jesus vindo para estar com elas, mas Jesus não está falando sobre adoração, Ele está falando sobre como resolver problemas. Está falado que todos nós somos sacerdotes e ajudamos uns aos outros a serem mais como Ele é, e que vai haver momentos em que precisaremos chegar e falar uns com outros sobre coisas reais. Se você me vê sendo egoísta, você precisa me dizer isso. Se vocês, irmãs, virem a sua irmã fofocar, precisam falar com ela sobre isso. Fofoca é pecado. Fofoca quebra o coração de Deus. É calúnia e fere Jesus. Quando enxergamos que essas coisas são pecados e que machucam Jesus, como sacerdotes e como o corpo de Cristo, precisamos ajudar uns aos outros.
Jesus disse que se há pecado, você precisa “ir e, a sós com ele, mostrar-lhe o erro” (v.15). Não queremos envergonhar ou machucar ninguém, mas em amor, simplesmente queremos que ele se torne mais como Jesus. Se um irmão for egoísta ou fofoqueiro, ele não pode ouvir Deus. Queremos que ele ouça Deus, então, precisamos ajudá-lo. Se for egoísta, ou fofoqueiro, ou maldizente, não consegue amar Deus ou outras pessoas muito bem. Por isso, como sacerdotes, precisamos ir a ele e ajudá-lo a ser mais como Jesus. Precisamos ser muito humildes. Não estamos apontando o dedo e condenando, estamos implorando-lhe, de joelhos, para dar sua vida a Jesus. Queremos tanto que tenha uma amizade com Deus, mas não pode ter essa amizade enquanto tiver pecado no seu coração. Então nosso mestre Jesus disse: Vai até ele e a sós. Não o envergonhe ou humilhe. Ame-o. Mas vai para ele e ajude-o. Você é um sacerdote, precisa ir.

Se dois ou três outros vierem…Jesus também virá!

Jesus nos dá soluções para os problemas se as coisas são difíceis. Se formos para um irmão ou irmã em humildade para tentar ajudá-los e eles disserem: “Hei…não põe seu nariz onde não deve. Eu não quero escutar!”, ou se eles disserem: “Não me julgue! Tire a trave do seu próprio olho.” Jesus nos dá uma solução para esse problema. Há uma possibilidade de que você esteja errado, mas mesmo assim você precisa ir se pensa estar correto. Precisa tentar. Se você tiver medo de tentar, então não pode ser um sacerdote. Para fazer com que Jesus fique contente conosco, precisamos tentar. Às vezes você vai estar errado, mas tudo bem porque você vai aprender com isso também. Jesus fala que se você vai para seu irmão ou irmã e ele(a) não te der ouvidos, então traga dois ou três para tentar ajudar. Isso não é um ensino sobre “disciplina na igreja”. Isso é um ensino sobre como ajudar uns aos outros.
“Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali Eu estou no meio deles” (Mateus 18:20).
Você vê a beleza disso?!! Se precisar trazer dois ou três outros para falarem com esse irmão ou irmã, Jesus vem também. Onde dois ou três estão reunidos para fazer Seu trabalho, Jesus vem. Esse versículo não é sobre um culto de adoração. É sobre trabalharmos juntos para ajudar uns aos outros a se tornarem mais como Jesus. Se vamos para um irmão ou irmã e eles não nos dão ouvidos porque não entendem ou não gostam, então trazemos dois ou três outros conosco. Isso é um mandamento de Jesus. Ele não disse que, se não te ouvirem, você pode simplesmente esquecer ou que deve orar sobre isso. Ele disse que, se não te ouvirem, deve trazer outros dois ou três irmãos e irmãs respeitados e Ele virá também. Se viermos em Seu nome para fazer Seu trabalho, Ele virá para ajudar. Ainda continua a dizer que se aquela pessoa ainda não escutar duas ou três testemunhas, então diga à Igreja inteira. Mais uma vez, isso não é sobre “disciplina”. É sobre trazer todos os sacerdotes juntos para ajudarem resolver um problema. Isso é muito, muito bom.
Nosso Jesus é muito, muito sábio. Ele é um Conselheiro Maravilhoso, não é? Jesus disse que se tivermos problemas ao sermos sacerdotes, ao tentarmos ajudar uns aos outros, podemos trazer mais pessoas para ajudarem. Se eu vier para você e pensar que há pecado em sua vida e você não concordar, talvez é porque eu esteja errado. Talvez eu não esteja vendo as coisas corretamente. Quando eu trouxer duas ou três testemunhas, talvez vão me dizer que eu estou errado. Então Jesus ganha e todo mundo cresce! Isso é algo muito especial e que vocês precisam entender se são sacerdotes. Nem sempre isso quer dizer que não haverá dificuldades, mas precisamos ter coragem e amor.Precisamos obedecer a Jesus no que Ele fala sobre o que fazer quando as coisas não vão bem. Se as coisas não correrem bem, precisamos envolver outras pessoas e escutar Jesus juntos. Algumas vezes uma pessoa está correta, às vezes a outra. Às vezes as duas estão corretas e nós não entendemos. Algumas vezes ambas estão erradas. Mas quando obedecemos ao mandamento de Jesus e trazemos dois ou três outros, se estivermos escutando Jesus e realmente nos interessarmos, Jesus vai resolver os nossos problemas e nos ajudar.
www.aosseuspes.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário