segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A OPRESSÃO

            “ Verdadeiramente a opressão endoidece até o sábio” (Ec. 7:7)

            Fico pensando o que é opressão e porque ela endoidece até o sábio? Quando é que nos sentimos oprimidos por algo? O que é capaz realmente de nos oprimir? Se o sábio endoidece com a opressão, então o que será de pessoas como eu? Passei uma semana pensando sobre o que seria uma opressão capaz de endoidecer o sábio, e cheguei a seguinte conclusão, a opressão que endoidece o sábio é a opressão causada pelo o nosso inimigo Satanás. Nas Escrituras Sagradas diz que Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;”  (I Pe. 5:8), Satanás é como um leão, então eu penso, como será o sentimento de alguém que sabe que tem um leão perto dele procurando devorá-lo? Certamente será um sentimento de pavor, de sufocamento, de perigo eminente. Por isso, no mesmo texto somos alertados a ser sóbrios e vigiar. Estar sóbrio é não ter a mente dominada ou alterada por alguma coisa, por isso estar sóbrio vem junto de vigiar, porque se não temos o domínio de nossas mentes será impossível vigiar.
            Mas, como é que Satanás se comporta como um leão? hoje, penso que ele usa os próprios seres humanos para essa missão de se comportar como um leão ao derredor. Tenho visto e convivido com pessoas que se transformam em verdadeiros leões capazes de provocar tanta opressão que é como se estivéssemos em perigo de morte, perto de sermos atacados. Não sei se existe maior opressão do que a de ter um leão por perto pronto para destruir você.
            Mas, nosso próprio pecado também nos oprime, quando cedemos a nossa natureza humana permitimos que Satanás faça dela um leão ao derredor. E acho que isso é ainda pior que a opressão vinda através de outra pessoa, e talvez mais importante porque podemos nos afastar de pessoas opressoras, mas não podemos afastar de nós mesmos, talvez por isso a opressão que venha de nós mesmos seja capaz de endoidecer até o sábio, porque ao nos tornarmos opressores de nós mesmos através de uma vida dominada pelo pecado, fará com que percamos o controle de nossas mentes e a capacidade de estarmos vigilantes.

Rosana Márcia.
             

2 comentários:

  1. Deus abençõe sua vida e de sua família!
    Estou oprimido e penso que seja por conta de eu etr me afastado da igreja e agora estar voltando. Eu me afastei da igreja, mas não esqueci de Deus e da verdade que está na Biblia.
    Deus me usa no louvor,ou seja, me capacitou antes de eu me afastar por pequenos problemas, que nos faz olhar para o homem e seus erros e se esquecer de olhar para Jesus.
    Agora, voltando novamente para a igreja, após muitas cobranças de Deus, com aquele maravilhoso convite e toque que você nem espera, estou de volta e a cobrança foi para que eu não enterrace o talento que ele me deu... Escutei isso de dois irmãos e em duas igrejas que fui assitir o culto. Mas foi voltar e começar a louvar novamente, que comecei a sentir presenças desagradáveis (porém acrdei para orar) e estou me sentindo cansado por essa batalha. Preciso de oração e peço isso para vocês e para seu Ministério. Esta página não entrou na minha vida hoje por acaso e o assunto é bastante pertinente. Agradeço a Deus pela minha vida e pela vida da minha família, esposa e filhos. Peço oração também para o pastor da minha igreja e para sua família, pois o avivamento que ele está buscando e a palavra que está sendo pregada, com certeza está abalando as paredes do inferno. Me chamo Walter Moraes, toco no Ministério de Louvor. O pastor é Max... Poderia aqui dizer o nome da denominação, mas prefiro dizer que Congrego na Igreja de Jesus! Placas não darão vitória! Obrigada irmã... Contamos com as abençoadas orações.

    ResponderExcluir
  2. Prezado irmão Walter, a maior batalha que talvez soframos ao longo da vida cristã e a que travamos contra nós mesmos. Viver uma vida em comunhão com o corpo de Cristo é estar disposto a sofrer junto com ele, o que torna mais dificil essa convivência é que nem todos são corpo, e por isso encontraremos muito dificuldade porque é nesse convívio que D'us nos ensinará a deixar o nosso Ego lá na cruz para que Jesus possa viver a vida em nós e poder tomar o controle dela. Portanto, confie em D'us que sempre nos dará a vitória em Cristo Jesus nosso Senhor. Estarei orando pelos irmãos. que D'us os abençoe.
    Rosana Márcia.

    ResponderExcluir