segunda-feira, 26 de abril de 2010


“A FLOR ROXA DA GOIABEIRA”

“A glória do meu Pai é conhecida por meio dos frutos que vocês produzem...fui Eu que os escolhi para que vão e dêem muito fruto, e que esses frutos não se estraguem.” (Jo.15:8 e 16).
            Eu já contei pra vocês que da janela do meu quarto eu vejo uma goiabeira, pois então, minha filha olhava pela janela e exclamou – “mãe a goiabeira está dando flor”, eu, muito espantada repliquei, não é época de flores na goiabeira, mas ela insistiu dizendo, está sim, são flores roxas. Bom, aí as coisas pioraram, flores roxas na goiabeira? Olhei pela janela e vi o engano, a goiabeira tinha o tronco tomado pela trepadeira Ipomoea Purpúrea, também conhecida como “Glória-da-manhã”, ela é uma trepadeira volúvel e anual, de rápido crescimento, ela escala rapidamente o apoio oferecido, ela é ótima para esconder e disfarçar entulhos e outras “feiúras”, ela é uma planta daninha, suas sementes contêm substancias psicoativas, sendo tóxicas caso ingeridas. Portanto, foi essa planta bonita e perigosa que se fazia passar, no raciocínio da Vicky, como flor de goiabeira. Mais uma vez isso me fez pensar sobre quais os tipos de “plantas” estamos deixando envolver nossas vidas? Se somos uma goiabeira produziremos as flores da goiabeira e conseqüentemente goiaba, mas que trágico fim será se formos uma goiabeira e estivemos cobertos pela flor da “Glória-da-manhã” e após a florada os frutos oferecidos forem sementes tóxicas. Mas, é isso que acontece com muitos de nós somos algo e aparentamos outro. Existe dois aspectos nesta situação, um positivo e outro negativo. O positivo é, se como goiabas nos deixarmos ser envolvidos por plantas que gerarão frutos “dignos de arrependimento”, então há glória nisso, mas se nos deixamos envolver por plantas daninhas, que mesmo com seu aspecto formoso, nossos frutos serão tóxicos. Eu gostaria aqui de comparar o envolvimento da goiabeira pela “glória-da-manhã” como aqueles “crentes” que por fora exibem incomparável beleza, mas nunca revelam exatamente o que são, não querem ser eles mesmos, mas escolhem mal a “planta” que envolve suas vidas, deixam de ser goiabeiras e oferecem a todos que se aproximam frutos de morte, quando deveriam deixar de ser eles mesmos para que a planta que os envolvesse  fosse a “videira verdadeira” que produz “a glória de D’us” através dos seus frutos. Quando olham para nossas vidas, o que é que outros têm visto? Uma linda flor roxa no pé de goiabeira, mas que produz veneno? Ou, uma goiabeira que produz verdadeiramente goiaba? Nossos olhos nos enganarão se não conhecermos a árvore, assim como a Vicky se enganou por não conhecer as flores da goiabeira. Mas se Cristo estiver envolvendo nossas vidas inteiramente, produziremos os frutos que provêm do Pai, e ninguém ao se aproximar de nós será seduzido pela beleza das nossas flores de frutos venenosos, mas experimentarão os frutos bons que produziremos porque estamos unidos a “Videira verdadeira”. Como Cristão verdadeiros devemos abrir mão do que somos, e que isso seja para  Jesus viver a Sua vida em nós, porque isso agrada a D’us, nunca para sermos hospedeiros de “plantas daninhas”.

Rosana Márcia.

2 comentários:

  1. Ótima explicação, pois muitas vezes somos enganados pelas aparências, feias ou bonitas, diferentes e sempre as que estamos querendo ver porque nunca encaramos o que temos de bom entre nós. Cristo veio para nos alertar dessa diferença. Muito bem colocado no seu texto. Erva daninha... se a abrigarmos estaremos nos contaminando da toxidade dela. Obrigada por postar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Erenir de Sant'Anna, fico feliz em enriquecer sua vida. Esse é o objetivo de sse blog - compartilharmos a vida cristã. Um grande abraço.

      Excluir