quinta-feira, 8 de abril de 2010


UMA EMPRESA?

“Depois o D’us Eterno disse: - Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer alguém para ele que o ajude como se fosse a sua outra metade... É por isso que o homem deixa seu pai e sua mãe para se unir com sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa” (Gên. 2:18 e 24)
           
            No domingo de Páscoa eu e minha família almoçamos na casa de irmãos, e durante a preparação do almoço comentávamos sobre uma conhecida nossa que estava entrando em depressão, e uma das causas era a cobrança do seu marido diante do que conquistaram com a relação deles como casal, ele disse a ela que ambos estavam juntos há dois anos e nada conquistaram juntos, no caso aqui são conquistas materiais. Foi então que eu comecei a pensar sobre o que é o casamento? Quando o casamento é uma “sociedade Ltda”, onde duas pessoas se unem a fim de conquistar bens materiais e somente isso, eles acabam tendo entre si uma “relação societária” e não uma relação conjugal, e quando um sócio não está atendendo as expectativas do outro dentro da empresa, a sociedade acaba. Meu marido teve alguns sócios ao longo da sua vida profissional, e o comentário que sempre ouvíamos é que sociedade é um casamento. Eu ficava me perguntando como pode o casamento ser comparado a uma empresa? E agora eu entendo, a Bíblia diz: “Assim já não são duas pessoas. Mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que D’us uniu.” (Mc. 19:6), numa empresa somos nós que escolhemos o sócio pelas suas capacidades e conquistas profissionais, pela sua competência em empreender, etc; a Bíblia diz que D’us une o casal, e numa relação onde D’us foi o responsável, quais devem ser as conquistas prioritárias? Às vezes olho pra alguns casamentos e me entristeço, vejo uma disputa entre quem é o melhor, o mais forte, o mais bem sucedido. Como tem sido o meu, o seu casamento? Temos uma relação de amor mútuo na alegria, na tristeza, na saúde, na doença, na fartura ou na pobreza? Temos realizado conquistas que agradam a D’us? Conquistas pertinentes a uma união abençoada por D’us? Ou, será que nosso casamento é apenas uma “empresa” onde contabilizamos os lucros e prejuízos e fechamos as portas caso a “apuração do resultado” seja prejuízo?
            O casamento do cristão verdadeiro é alicerçado no amor, as conquistas são materiais também, mas, elas vêm através de uma relação de amor, cumplicidade, companheirismo; quando o outro está fraco nossa força dobra para que possamos carregar nosso cônjuge. Quando nascem os filhos, nossas conquistas são pra eles, e nem sempre elas serão materiais, porque na vida de pais cristãos a maior conquista é a certeza de que seus filhos também viverão uma vida em santidade e herdarão uma vida eterna com D’us. A maior conquista do casamento é vivê-lo inteiramente debaixo da dependência de D’us, e se isso incluir conquistas e bens materiais serão somente um conforto para essa vida terrena, porque daqui nada levaremos, tudo será deixado, por isso “ajuntemos riquezas no céu, onde as traças e ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las” (Mt. 6:20). Nada pode destruir as conquistas que agradam a D’us, por isso vivamos uma vida, dentro do casamento, que agrade a D’us. Não existe maior conquista onde D’us é o “sócio majoritário”, é uma verdadeira garantia de “aposentadoria” onde nada nos faltará.

Rosana Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário