segunda-feira, 10 de maio de 2010

“A MÃE”

“Falo com vocês como se fossem meus filhos...” (2 Co. 6:13)
            Ontem foi comemorado o “Dia das mães”. Meu marido e minha filha me levaram para almoçar em um restaurante, parece que todos tiveram a mesma idéia, porque foi uma espera de 30 minutos até conseguirmos uma mesa, mas nada que estragasse o dia. Observando todas aquelas pessoas comemorando e “bebemorando” em suas mesas, eu comecei a pensar o que é ser mãe? Eva foi à primeira mãe e não teve mãe, Adão também não teve mãe. como é que esse papel é colocado na Bíblia? É correta essa exaltação às mães? Vejo muitas mulheres que se sentem tristes porque nunca concretizaram o sonho de ser mãe, que a propósito é alimentado desde a infância quando ganhamos nossas bonecas e começamos um “treinamento” maternal. Hoje quando estava no dentista, ele me contava um episódio de um casal que abandonou seus 5 filhos, e eu perguntei pra ele, porque ela precisou ter cinco filhos e depois abandoná-los? Faltou nela instinto materno? O que ser mãe? Quando é que somos mães? Outro dia eu ouvia um depoimento na TV sobre a doença a “Alzheimer”, e a reportagem mostrava uma mulher que não teve filhos e que havia se tornado a mãe de sua mãe, muito curiosa à situação, ela contando que para ela era muito estranho ter que proteger hoje, alguém que a protegeu a vida toda. E ela ainda contava que em muitos momentos de esquecimento sua mãe a chama de “mãe”, e agradece a filha por ser tão boa com ela. Lembrando-me de tudo isso e muitas outras coisas, eu concluo que não é preciso dar a luz para exercer o papel de mãe. Ontem quando conversava com minha irmã Rejane, ela me dizia exatamente isso, sobre quantas vezes o papel de mãe é exercido por pessoas que nunca tiveram seus próprios filhos. E, é verdade, quantas crianças largadas em abrigos carecem de carinho de mãe que nunca tiveram? Quantos adolescentes em “igrejas” precisam de conselhos maternos que não recebem de suas mães? Quantos idosos necessitam de um abraço que nunca receberam de suas mães? A Bíblia é clara nisso, eu me lembro das palavras de Jesus...”Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que ele estimava muito, disse a ela: - Aí está seu filho. Em seguida disse a ele: - Aí está sua mãe” (Jo.26:27), Jesus queria demonstrar com isso que no Cristianismo não há separação por sangue, mas que sua morte nos fez uma só família, somos “mães” de todos, “filhos” de todas as mães, porque em Jesus somos um só corpo, e devemos “ter entre nós o mesmo modo de agir que Jesus tinha...” (Fp.2:5).
            Por isso, hoje eu quero dizer a todas as mulheres que não puderam ter suas próprias crianças, comportem-se como mãe dos filhos dos amigos, mãe dos filhos dos seus irmãos, mãe dos filhos largados em abrigos, mãe de sua mãe. E eu digo com toda certeza, isso agrada a D’us, isso é viver agindo como Jesus agiu, isso é ser corpo de Cristo, isso é ser igreja preparada para a volta do noivo.
            Você já pensou hoje em quantos estão abandonados sem um carinho materno? Feliz Dia de Corpo!

Rosana Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário