segunda-feira, 31 de maio de 2010

“A MANOBRA DE HEIMLICH”

“Vistam-se com essa nova natureza, que D’us criou de acordo com sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, que é correta e dedicada a Ele.” (Ef.4:24)
            Ontem eu quase perco meu marido para a morte. Estávamos almoçando juntos como sempre acontece aos domingos, quando de repente o José levantou-se bruscamente da mesa e começou a tossir, a princípio achamos que era um simples engasgo, mas era grave, ele não conseguia mais respirar, levantamos, eu e a Vicke, e começamos tentar ajudá-lo, a Vicke batia nas costas dele e eu então me lembrei que deveria iniciar a conhecida “manobra de Heimlich”, mas na hora do desespero não sei se estava fazendo certo ou não, parecia estar errado porque ele não conseguia voltar a respirar causando-nos pânico, então pedi que a Vicke ligasse para a emergência, foi quando o procedimento surtiu o resultado desejado e ele voltou a respirar.
            A “Manobra de Heimlich”, o médico Henry Heimlich era um cirurgião torácico que em 1974 desenvolveu a técnica ao descobrir que o engasgamento era a sexta causa de morte mais comum nos Estados Unidos, por isso o procedimento leva o seu nome,  é a seguinte, para quem ainda não conhece e precise usar, o que eu não desejo pra ninguém:
              Se a vítima ainda estiver respirando ou tossindo, facilite suas tentativas de se desengasgar, caso contrário, se a vítima não estiver conseguindo nem tossir, siga o procedimento:

  1. Posicione-se atrás da vítima;
  2. Coloque uma mão fechada exatamente entre o umbigo e o osso pontudo do peito;
  3. Coloque sua outra mão aberta sobre a mão fechada e desfira 5 golpes para cima e para dentro da barriga da vítima até que o objeto saia ou a vítima fique inconsciente.

            Se a vítima tornar-se inconsciente:
  1. Deite a vítima de costas;
  2. Cavalgue a vítima na altura das coxas;
  3. Coloque suas mãos, uma em cima da outra, abertas exatamente entre o umbigo e o osso pontudo do peito;
  4. Desfira 5 golpes para cima e para dentro da vítima e a cada seqüência faça uma ventilação boca-a-boca;
  5. Verifique o pulso, se o coração parar de bater, faça uma massagem cardíaca;
  6. Chame por socorro.            

       O José estava engasgado com um grão de arroz, um simples grão de arroz poderia tê-lo levado a morte, e isso me faz lembrar como pequenas coisas, que não damos muita importância, podem nos levar a morte espiritual, e que se não for aplicado o procedimento certo acordaremos no inferno. Quantas vezes deixamos entrar em nossas vidas pequenos pecados que muitas vezes dizemos a nós mesmos, “não estou prejudicando ninguém com isso”, e nos esquecemos que D’us vê todas as coisas e Ele deseja que sejamos semelhantes ao seu Filho Jesus. Que deixemos de lado tudo que nos afasta de uma vida santa e irrepreensível. Quando deixamos que “pecados pequenos” entrem na nossa vida, é como um grão de arroz obstruindo a traquéia impedindo o ar de entrar em nossos pulmões levando-nos a morte por algo aparentemente tão inofensivo. O que temos feito com nossas vidas? Num simples grão de arroz provocando um engasgamento, temos aplicado o procedimento correto? Em um simples pecado que tenta se instalar em nossas vidas, temos aplicado os procedimentos que Jesus nos ensinou? Para um pequeno pecado que tenta se instalar na nossa vida, como o grão de arroz que se instalou e bloqueava a traquéia do José e poderia tê-lo matado, o procedimento certo deve ser aplicado,  revestir-nos da nova natureza que alcançamos através do sacrifício de Jesus na cruz é o procedimento para livrar-nos de uma vida de pecados!
Rosana Márcia.

Um comentário:

  1. Poxa tiia amei o seu blog muitos assuntos construtivos e q sempre levam ao caminho certo o caminho de Deus parabéns gostei muito!
    Minha mãe tem um blog dos docinhos dela vc pode visitar é docurasdoceu.blogspot.com
    beijooo

    ResponderExcluir