quinta-feira, 1 de abril de 2010

“O Diabo e sua Filha”
“...Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras.” (Jo. 8:44)  

            Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
            Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
            Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".
            No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
            Hoje, infelizmente parece que muitos têm o prazer de comemorar esse dia,  se esquecem que estão enaltecendo a “filha” do diabo e a ele próprio. Brincar de mentir, e estar praticando a mentira nesse dia e em outros dias, é estar compactuando com o diabo e tendo atitudes que D’us abomina. Eu mesma já brinquei de pregar mentiras no 1º de abril quando era jovem e vivia enganada pelo mentiroso. O Diabo está sempre introduzindo mentiras para afastar o homem de D’us, confundir suas mentes e levá-lo a prática do pecado. Hoje quando lia as notícias, vi uma grande mentira preste a ser incutida no nosso cotidiano: “A Conae* pretende traçar diretrizes para a educação do país, que podem ser incorporadas no Plano Nacional de Educação. É este plano que define o que será prioridade no ensino brasileiro nos próximos dez anos.
Além da presença nos livros escolares, a temática LGBT deverá ser ensinada nas faculdades e cursos de formação de professores. Além disso, de acordo com Reis, a conferência definiu que o livro didático não poderá ter conteúdos que discriminam homossexuais. “É o fim das piadas sobre gays nos livros”, diz”. Vejam como o nosso inimigo, o Diabo escolheu o “dia da mentira” para noticiar que, o que D’us condena, o que o Eterno abomina, será ensinado como “verdade” nas escolas, aos nossos filhos. E professores terão que ensinar mentiras nas escolas porque se tornará Lei. D’us criou homem e mulher, não é uma opção ser homem ou mulher, fomos criados e nascemos com o sexo definido.
            Quantas mentiras mais estão sendo introduzidas no nosso cotidiano com nossa aprovação, ou, com nossa omissão? A Bíblia diz: “Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.” (Rm 1:32). Qual tem sido nossa posição? Estamos nos posicionando ao lado de D’us? Ou, estamos nos deixando levar por toda sorte de mentiras?

Rosana Márcia.  

*CONAE – Conferência Nacional de Educação.


2 comentários:

  1. E mesmo !!!! eu sempre tive dificuldade para passar até um trote. Não consigo enganar, e no dia 1º de abril eu sempre pensava: Não tenho nenhuma mentira, será que alguém irá me passar uma? Mas com o decorrer do tempo, eu nem me lembro mais desse dia. Meu marido tentou "brincar" ao telefone com nossa sobrinha e eu achei estranho … e não tive oportunidade de falar com ele após o telefonema. Naquela hora lembrei-me de minha mãe quando ela tentava brincar, eu achava estranha sua atitude. Mas não tinha coragem de corrigi-la. falei depois com meu marido. E realmente não podemos nos esquecer de que o diabo é o enganador, e com simples brincadeiras fortalecemos nosso inimigo. Precisamos vigiar!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Rejane! Os cristãos verdadeiros precisam se posicionar, senão como seremos sal e luz do mundo? Um beijo, amo você!

    ResponderExcluir