quinta-feira, 29 de abril de 2010

“O SONHO”
“O coração do homem traça os seus caminhos, mas o Senhor lhe dirige os passos”. (Pv. 16:9).
            Um dos meus 20 sobrinhos estudou Direito visando à magistratura, isso é um sonho pra ela, tornar-se uma Juíza. Todos sonhamos com alguma coisa, não conheço alguém que nunca tenha sonhado com algo a realizar. Muitos conseguem realizar seus sonhos, outros desistem dos sonhos porque não conseguem vê-los realizados logo, outros persistem até ver seus sonhos realizados.
            Eu sofro de Catalepsia Projetiva, a chamada paralisia do sono, acontece durante o sono, como forma de evitar que o corpo se mova durante os sonhos. É um fenômeno natural que ocorre todas as noites, embora seja raramente notado pela própria pessoa enquanto se dorme. Momentos antes da mente despertar, a paralisia cessa. Por isso, raramente se tem consciência da sua existência. Se, porventura, a mente despertar antes do mecanismo de paralisação ser desativado, ocorre à consciência da paralisia do sono. Esta consciência pode ser muito perturbadora, pois o indivíduo dá por si mesmo completamente paralisado, incapaz de mover os membros. A mente ainda está a atravessar um período de transição entre o estado de sono e o estado de vigília (ou vice-versa) e nessa altura podem surgir alucinações hipnagógicas: presença de uma pessoa, ouvir vozes ou sons, sensação de flutuação ou de se sair do próprio corpo, imagens de pessoas, visualização de objetos, sensação de ver em redor mesmo tendo os olhos fechados, etc. Tanto as alucinações como a própria paralisia são inofensivas, existindo quem aproveite esta fase para induzir sonhos lúcidos ou alucinações agradáveis, e acontecem ocasionalmente, como resultado de uma má alimentação, maus hábitos de sono, estresse, etc. Por vezes, podem indicar a existência de um outro problema maior, como, por exemplo, a narcolepsia. Ao fim de algum tempo (que pode variar de alguns segundos até cerca de três minutos), a paralisia cessa e o corpo readquire capacidade de se mover novamente. Um dos conselhos mais usuais é ficar parado a respirar lentamente e esperar que passe. Enquanto se concentra na respiração, a mente divaga e quando menos espera o corpo deixa de estar paralisado. Pode-se tentar mover um dedo e lentamente mover o resto da mão, do braço, etc até que todo o corpo se mova. Outra técnica popular é piscar varias vezes, ou fechar os olhos fazendo um pouco de força. De qualquer dos modos, o corpo acabará por "desativar" a paralisia.
            Porque estou contando isso? É porque vejo que algumas pessoas vivem de forma “cataléptica”, deixam de sonhar e assumem uma postura de paralisia diante da vida, nada mais as motiva. E eu fico a pensar, qual é o sonho que temos sonhado? Que caminho temos traçado pra nossas vidas? Nesses sonhos à vontade de D’us está impressa? Não há maior realização que a concretização dos sonhos que foram conduzidos por D’us. Estamos sempre excluindo D’us das nossas vidas e depois diante do despertar do sono e da não realização dos nossos sonhos, nos tornamos catalépticos diante da vida, e então responsabilizamos D’us por toda a nossa frustração e fracasso. Só há um momento em que a catalepsia é positiva, é aquele quando ficamos paralisados para que D’us construa nossos movimentos e nossos sonhos. Deixe que D’us conduza seus movimentos para que você saia do estado de catalepsia e realize seus sonhos na condução Dele, o Pai.

Rosana Márcia.

Um comentário:

  1. Tia amada, estou amando seu blog, estou lendo todos os dias.

    Qdo crescer quero escrever como vc....heheheh

    Mas vc está certa, temos que sonhar e correr atrás da realização de nossos sonhos e sempre pedir a direção de Deus.

    Deus conhece nossos corações e nossas vontades,e creio que ele não quer que sejamos frustrados em nenhum “aspecto” de nossa vida.

    Assim, devermos mesmo sonhar e realizá-los, pois somente ficar sonhando e não agindo de nada adianta e, para Deus nada é impossível.

    E não devemos esquecer que somos filhos do Rei, logo, somos princesas e príncipes e Ele nos tem reservado coisas lindas.

    Te amo!!
    Priscila Castanha

    ResponderExcluir