quinta-feira, 29 de outubro de 2009


REMOVAM AS PAREDES


Parte 2
Mzuzu, África, 1996

 “Declarações de Fé”—outra barreira

Uma razão porque denominações existem é por causa do orgulho dos homens. Outra razão é por causa dos credos, ou “declarações de fé” diferentes. Quando o “pastor” e a outra pessoa que mencionei agora a pouco começaram a conversar, o “pastor” não conhecia a “declaração de fé” da outra pessoa. Mas se essa pessoa e alguns outros irmãos fossem conhecer o “pastor” melhor, eles começariam a conversar sobre diversas coisas em função desse relacionamento. Talvez eles conversassem sobre como Jesus nasceu de uma virgem, sobre a morte e ressurreição de Jesus, ou o fato que Ele voltará para Seu Povo. Talvez conversassem sobre o que significa ser um Cristão—que é preciso perder a sua vida para Jesus para poder achá-la e se não tomar a sua cruz não poderá ser Seu discípulo. Baseado no seu relacionamento, eles iriam começar a chegar numa “declaração de fé”.
Você tem uma esposa e filhos? Qual é a sua “declaração de fé” para sua família? Existem coisas que são importantes para sua família, mas você não tem uma declaração de fé para ela. De certa maneira você tem, mas não nesses termos, por exemplo, não iria colocar numa moldura para por na parede, mas está no seu coração e está no coração de seus filhos porque você os tem ensinado. Se eu ficasse na sua casa por um tempo, não seria necessário me dizer sua “declaração de fé”. Iria ver em seu rosto. Iria ver na maneira que você trata a sua esposa e seus filhos. Iria ver em quão duro você trabalha, nas horas das refeições, e quando te achasse de joelhos orando num quarto. Você não iria colocar na parede, mas você de fato tem uma declaração.
Quando a Igreja é uma Família, é a mesma coisa. Não temos um credo que colocamos na parede, mas pode vê-lo em nossos corações ao nos conhecer. Se alguém que não acreditasse que Jesus nasceu de uma virgem, que Ele é o filho de Deus ou que o sangue de Cristo é o que nos salva, viesse gastar um tempo com a nossa Família, nossa Igreja (que tem centenas de pessoas), nós não lhe daríamos uma declaração de fé porque não temos uma—somos uma Família. Assim como a sua família não tem uma. Mas porque realmente temos uma em nossos corações,assim como a sua família a tem, não iria demorar muito tempo para a gente conversar sobre coisas importantes.
O problema com formular uma “declaração de fé” e colocar na parede é o mesmo problema do que ter um nome para a igreja. Ela cria paredes e barreiras entre pessoas. Se uma pessoa vier a mim e perguntar: “Você é um Batista?” e eu digo: “Sim, eu sou um Batista”, ele pensa que me conhece. Mas ele realmente não me conhece, o que ele sabe são coisassobre Batistas e agora ele supõe que me conhece. Entretanto, se eu for um Cristão sem nome, então ele não tem medo de mim porque ele não pensa que me conhece ainda. Agora ele precisa conversar comigo para descobrir quem eu realmente sou porque não estou me escondendo atrás do nome “Batista”. Ele pode conversar comigo ou me perguntar coisas específicas, tipo—sobre o Sangue de Jesus e eu posso dizer a ele o que creio sobre isso. Se estiver errado, talvez ele possa me ajudar a mudar. Mas se sou Batista, ele já teria dito: “Tchau”. Quando não temos barreiras, podemos ter relacionamentos onde podemos ajudar uns aos outros.

Amando pessoas, mas odiando mistura

Embora a Igreja na Bíblia não tivesse um nome que defendia, distinguindo-a de outros Cristãos na cidade, existe algo que se chama Igreja local. Digo isso porque é importante ter relacionamentos abertos um como o outro. Nos Estados Unidos há possivelmente três tipos de situações dentro do mundo Cristão. Um é o tipo onde há pessoas que fazem parte das denominações reconhecidas pelos nomes. Existem pessoas boas nestas denominações bem como pessoas não tão boas. Outra situação é onde as pessoas que saíram das denominações, mas ainda não deram suas vidas a outros cristãos e então vivem isoladamente. Elas amam Jesus e crêem na verdade, mas precisam de pessoas em suas vidas todos os dias. As Escrituras dizem que devemos encorajar um ao outro todos os dias, durante o tempo que se chama hoje. E, se não encorajamos uns aos outros diariamente então vamos ficar duros de coração e enganados pelo pecado (Hb. 3:12-13).
E outra situação é onde as pessoas que estão unidas em vida todos os dias. Não fazem parte das denominações, mas amam as pessoas nas denominações. São devotadas uns aos outros todos os dias e são uma Igreja. Não estão vagueando sem rumo. São pessoas que a Bíblia descreve sendo “ajustados e unidos pelo auxílio de todas as juntas”. Quando uma parte sofre, todas sofrem. Quando uma parte é abençoada, todas regozijam. Levantam, sentam, e andam juntas. É uma Igreja, mas sem um nome ou edifício, tão pouco algo para freqüentar. Seus membros encaram a vida juntos amando uns aos outros todos os dias.
Então existem estes três tipos de situações. A maioria das pessoas passa pela primeira situação em algum ponto na vida. A maioria de nós é exposta a Jesus por meio das denominações e algumas coisas boas têm vindo delas. Algumas pessoas, porque suas consciências são sensíveis, vêem coisas que não conseguem tolerar nas denominações. Jesus disse que Ele vomita mornidão da Sua boca. Em algumas denominações há algumas pessoas quentes ou zelosas e algumas pessoas frias. Quando você mistura quente com frio, qual o resultado? Você acaba tendo uma coisa morna. Por isso, porque Jesus fica com dor de barriga com coisas mornas também a pessoa, que pensa como Jesus pensa, vai ter dificuldade com a situação onde há mistura. Poderemos ficar confortáveis com mistura só se não estivermos conectados a Jesus porque Ele não gosta de mistura. Então isso nos deixa com um grande problema. Amamos as pessoas, queremos ajudar e servir, e nós precisamos delas também. Mas há uma mistura e não sabemos o que fazer. Algumas pessoas tiveram que deixar esta situação. Outras foram expulsas ou saíram cheias de tristeza e agora estão sozinhas. Vamos querer encorajá-las a rapidamente se envolverem todos os dias com outros bons cristãos e não ficar separadas por muito tempo. Precisamos orar muito pelas denominações e algumas das pessoas muito especiais que estão lá, mas as paredes precisam cair e a mornidão precisa parar. As Escrituras dizem que temos que tirar o fermento da massa. Esse é o nosso alvo—ajudar a tirar o fermento da massa.
"Todos aos seus pés" - www.aosseuspes.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário